Isso me interessa!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Helenas da vida real....


Acredito que o que vou dizer agora não é novidade e talvez seja “chover no molhado”, mas mesmo sabendo disso quero dizer. Esses dias acompanhando a novela da Rede Globo, Viver a Vida, me deparei com uma das cenas mais horrendas dos últimos tempos. A personagem de Thaís Araújo, “Helena”, se ajoelha aos pés de Tereza (Lília Cabral) para pedir perdão por um feito do qual ela não era responsável, e ainda levou um belo de um tapa na cara, sem contar ainda a roupa que Helena estava vestida, o que era aquilo? O que fizeram com aquela mulher cheia de vida, muito bem vestida, elegante? Muito tem se discutido sobre o papel do negro na mídia, que finalmente colocaram uma negra como protagonista em uma novela de horário nobre, finalmente? Porque demorou tanto? Não vejo diferença de raça e de cor, mas ai vem aquela pregunta: o autor ou responsável pela cena será que vê diferença de cor e raça? Tudo indica que sim, pois desde que me conheço por gente e acompanho novelas de Manoel Carlos, nunca vi uma poderosa Helena ser tão humilhada. Até me fez lembrar a época da escravidão, em que os negros eram amarrados e ajoelhados, e tomavam muitos tapas na cara, chutes e empurrões. Qual foi mesmo a intenção dessa cena? O que queria nos mostrar? Ainda estou procurando essas respostas...
Só que além dessa humilhação em praça pública, ops, em horário nobre, ainda há mais por vir...Sabemos que Aline Moraes é de fato uma ótima atriz, e não sei porque penso isso, mas será q ela roubará a cena na novela? Ou já esta roubando e não estamos vendo? A personagem principal é Helena, pelo menos foi para isso que ela foi contratada, mas será que vai continuar sendo? Alguns meses eu vi em uma revista, essas de fofoca, dizendo que o público estava pedindo a morte de Helena, mas meu Deus, por que isso? O que tem de errado com ela? Gostaria de saber....
Vou esperar para estar equivocada sobre esse racismo mascarado que não exita em existir!!

2 comentários: