Isso me interessa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Qual o compromisso da mídia com a verdade (Caso Neymar)?

Como amante do futebol não poderia deixar de comentar o episódio Neymar, já que gosto de acompanhar o que acontece no mundo, desde assuntos mais sérios a entretenimento, e percebendo que a mídia tem perdido credibilidade por nem sempre agir de boa fé, resolvi dar minha opinião aos caros leitores . Vendo o noticiário não me surpreendi nem um pouco com o fato ocorrido no jogo do Santos contra o Ceará, onde o nosso garoto prodígio, nosso novo fenômeno se mostrou mal educado e arrogante, o que ficou comprovado com o seu pedido de desculpas depois:
http://www.youtube.com/watch?v=OTQi0iygdRA
Diante desse fato, vem muitas vertentes: O papel do jogador de futebol; o pepel da mídia e o reflexo disso na sociedade. Bem, há quem ache que o papel do jogador, seja meramente jogar bem, fazer muitos gols e elevar o time, eu particularmente vou além, ele também tem um papel social, que acredito que seja de maior importância, já que aqui no Brasil, o futebol é o setor de maior referência social e cultural, e onde muitas crianças, em sua maioria pobres, sonham em mudar seu futuro através da bola (aconselho ir estudar). Por isso para ser um bom jogador de futebol, o pretendente tem que levar em conta que seu papel é muito mais que isso, e se ele não for um bom exemplo, vai influenciar muitos iniciantes a uma vida sem limites e sem respeito a si e ao próximo. O "garoto" Neymar é só mais uma vítima da fama, do dinheiro e do poder, e falo isso porque sempre ouvia das pessoas mais vividas - “quer saber quem é fulano? Dê poder a ele" -, e de certa forma é verdade, pois algumas pessoas com poder nas mãos, com uma dose de má formação na educação e um pouco de imaturidade, é bem possível que não dê coisa que preste, no entanto acredito que não seja o caso do nosso prodígio, que pediu desculpas e me pareceu sinceras, e tem por trás uma família que ele respeita e quer que tenha orgulho dele, logo existe limite. Assim fica mais fácil acreditar em regeneração, e quem sabe deleitar ainda mais com o seu futebol, que cá entre nós, não vejo nenhum outro jogador fazer melhor.
Partindo desse ponto de vista, temos a mídia que é um canal responsável para nos fornecer informações de qualidade e verídicas, para nos deixar a par do que ocorre no mundo, e que é de suma importância, uma vez que na atualidade se torna impossível e de um aborrecimento inestimável viver sem ela, apesar que isso não é doação, pagamos por isso, e muito bem. Dessa forma aproveitando da nossa necessidade de conexão com os acontecimentos, a mídia explora de forma demasiada os seres ou situações que são notícias, sem levar em consideração seu real compromisso com a ética e a moral na sociedade, pois ela também é formadora de opinião, se não a principal. Mas diante disso me divirto questionando o que será que é verdade ou mentira, pois não dou credibilidade devida a este setor, onde quase sempre vejo como programa humorístico. Para algumas empresas ganhar dinheiro é mais importante do que o que se diz, sujando a imagem de outras que fazem jornalismo de verdade, em tese não conheço nenhuma, mas se alguém souber, pode comentar logo abaixo que vou agradecer por sanar minha pobre ignorância.
Bem, analisando aqui no texto, a notícia e o noticiado, podemos dizer que foi “um prato cheio” para a mídia carniceira, já que na minha humilde opinião o Neymar tinha direito de bater aquele pênalti(http://www.youtube.com/watch?v=PlVAZJP3SVE&feature=related), já estava estressado porque estava sendo perseguido todo o jogo e afinal também não é fácil ser o “bam-bam” do futebol no momento, e como disse seu próprio pai para um jornal, - “é um peso muito grande nos ombros dele” -. Acredito que tudo isso poderia ter sido resolvido nos bastidores, mas ficou para nós a missão de ver e criticar, eu prefiro ver dos dois lados, e jogar no ralo o que não acho válido. Ou posso estar enganada, e entender que o que é notícia internacional, de fato merece mais atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário