Isso me interessa!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Educação deve mesmo definir quem ganha mais ou menos?

Hoje estava conversando com minha amiga e companheira de casa Rá, e dentre vários assuntos surgiu um: a questão da educação como fator determinante para julgar quem deve ou não ter bons salários.
Já tive várias discussões por conta disso, por que muitas pessoas chegam ate a mim e dizem que acha absurdo estudar 4 ou 5 anos em uma faculdade para ganhar 2 ou 3 salários mínimos, certo, não passei pela experiência ainda, mas pré-julgo que deve ser bem pior trabalhar miseravelmente 44 horas semanais ou mais para nem ao menos receber salário mínimo, plano de saúde e direitos trabalhistas. Porque isso é o que ocorre com muitos brasileiros, principalmente os nordestinos.
Bom, mas até que ponto a educação deve ser determinante para definir isso? Tem pessoas que dariam tudo para ter uma oportunidade de terminar o segundo grau, e não podem porque tem que ajudar no sustento da casa. Nesse momento chegam pessoas e dizem que é uma humilhação estudar tanto para ganhar tão pouco. Mas será que quem trabalha em um sol escaldante, plantando e colhendo, Empregados Domésticos, Babás, Motoristas, Costureiros não devem receber igual valor ao de quem estudou absurdamente? Não deve receber os mesmos salários? Se seus trabalhos são tão necessários e honrosos?
Faço Letras com Espanhol, e sei que enfrento e enfrentarei muitos obstáculos pela escolha que fiz, mas ser Professor é tão ruim assim? Porque desvalorizar uma classe tão significante e modificadora da sociedade? Porque pagar tão pouco a um Professor, Professor esse que é o maior educador de crianças brasileiras? Professor que é educador, como também é mãe e pai, amigo e espelho de crianças.

E penso que talvez esses trabalhadores não mereçam só melhores salários, e sim reconhecimento pelo papel importante que prestam a sociedade.

Boa noite!!



2 comentários:

  1. Tem razão Zane. Estou de acordo com td que disse, e está discussão deveria ter mais espaço no nosso universo acadêmico. De fato, quando vale um profissional? O seria determinante para uma pessoa ganhar mais ou menos...??/ Estás são algumas dos muitos questionamentos desta pauta. Um forte abraço!
    Neza Lima

    ResponderExcluir
  2. É verdade Di, vc reforçou minhas palavras.....obrigada!!

    ResponderExcluir